A acetilcolina (ACh) é um neurotransmissor é uma molécula química cerebral que faz a mente funcionar e tem relação direta com áreas cognitivas, especialmente aprendizagem e memória. É o responsável para que o sujeito não sofra com as doenças de Parkinson e Alzheimer, esquizofrenia, epilepsia e até tabagismo.
Mas o que tem isso a ver com a Psicanálise? Nossa memória tem ligação direta com nossas emoções. Porque as pessoas gostam de determinada comida, odor, lugar? Nossas vivências são armazenadas por diversas formas de lembranças, uma delas é a memória olfativa, essas memorias geram sensações.
Um analisando sofria com uma angústia terrível. Ele não sabia bem o que causa tamanha tristeza. Em análise ele descobriu que quando ele passa em lugares que tinha perfume de determinadas flores ele sentia enorme tristeza, sem motivo algum. O que ele não sabia é que aquele odor era o mesmo que ele sentiu no velório de sua avó. Era a memória olfativa de um momento de dor.
Faça um teste. Ao mascar chicletes, tampe suas narinas. Perceberá que o sabor desaparece. Ao destampar perceberá que o sabor volta. As balas tem mesmo sabor o que muda é o cheiro.. É a memória olfativa te trazendo sensações.
Pode-se melhorar os níveis de ACh, naturalmente com alimentos ricos em colina. São encontrado em diversos alimentos de origem animal e vegetal como ovos, leite, carnes , fígado, peixes, camarão, brócolis, couve, dentre outros.
Mas a experiência clinica demonstra que só alimenta bem, quem está bem. Lidar com nossas demandas é fundamental para que tenhamos desejo em ter boa alimentação e pulsões de vida.